8º Fórum Mundial da Água


SOBRE O SELO
O selo, no formato circular, apresenta a marca do 8º Fórum Mundial da Água, que repousa sobre um fundo de linhas onduladas que simulam o fluxo de um rio. Trata-se de uma composição de cinco elementos que representam o tempo,
a localização, a água, a sustentabilidade e o numeral relativo à edição do evento.

O elemento tempo é representado pelas duas figuras simétricas e espelhadas que formam uma ampulheta, remetendo para a necessidade e a premência de agir,
decidir e compartilhar. Na gota superior, sobre fundo verde, o mapa da América do Sul revela a localização do primeiro

Fórum a ser realizado no continente. Em azul e branco, a gota inferior simula o elemento água, motivação do Fórum. A representação conjunta do verde e do azul traduz a sustentabilidade entre o meio ambiente e a água, elementos essenciais
à vida no nosso planeta. Por fim, o quinto elemento faz alusão ao numeral 8(oito), graficamente representado pela junção dos dois elementos externos, representando a oitava edição do evento. Ao centro, à esquerda, a legenda com a identificação do evento e à direita o local e o ano de sua realização. Na base do selo alegenda do tema central desse encontro: “Compartilhando Água”.

Foram utiliza das técnicas de ilustração vetorial.

DETALHES TÉCNICOS
Edital nº 1
Arte: Marcos Rebouças e Ricardo Andrade
Processo de Impressão: ofsete
Papel: cuchê gomado
Folha com 16 selos
Valor facial: 1º Porte Carta Não
Comercial
Tiragem: 160.000 selos
Área de desenho: 35mm x 35mm
Dimensão do selo: Ø 29mm
Picotagem: 11,5 x 11,5
Data de emissão: 19/03/2018
Locais de lançamento: Brasília/DF
Impressão: Casa da Moeda do Brasil

8º FORUM MUNDIAL DA ÁGUA
Brasília sediará, de 18 a 23 de março de 2018, o 8º Fórum Mundial da Água, evento organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água (WWC, sigla em inglês) juntamente com o país e cidade anfitriã. Será o primeiro Fórum a ser realizado no hemisfério sul. O motivo central desse encontro, “Compartilhando Água”, foi inspirado na experiência brasileira de intercâmbio e fortalecimento dos laços de cooperação entre as nações nesse tema.
O Fórum proporciona debates e intercâmbios de experiências, procura definir uma visão estratégica comum sobre recursos hídricos e gerenciamento do uso de água entre todos os interessados.
Tem como missão estabelecer compromissos políticos e incentivar ações em todos os níveis da sociedade, incluindo tomadores de decisão, para facilitar a conservação, o desenvolvimento, o planejamento, o gerenciamento e o uso da água de maneira sustentável para o benefício de todos.
Será uma oportunidade para se discutir a governança da água, o seu acesso às populações carentes, os seus usos preponderantes e a sua gestão nos momentos extremos, seja em situações de enchentes, seja nos momentos de escassez.
Será, também, o Fórum da Sustentabilidade, ocasião para promover reflexões de diferentes setores institucionais sobre o tema da água e sua importância social, econômica e ambiental, ampliando o espectro institucional e incluindo nas discussões jovens, estudantes, representantes da sociedade civil de diferentes perfis, mídia e empresários.
O Fórum é estruturado em seis componentes:
1. Temático, como orientação central para os debates e
discussões;
2. Regional, com a apresentação das perspectivas das diversas
regiões globais;
3. Político, oportunidade de promoção do diálogo com os representantes eleitos (prefeitos, parlamentares, governadores, ministros e chefes de estado);
4. Sustentabilidade, transversal a todos os outros componentes, promoverá o debate sobre os vários aspectos do uso sustentável dos recursos hídricos;
5. Fórum Cidadão, como plataforma aberta de discussão entre todos os interessados com vistas a troca de experiência, capacitação, estabelecimento de parcerias, etc.;
6. Feira e Exposição, espaço para os interessados apresentarem suas contribuições e iniciativas, promovendo intercâmbio e troca de experiências.

Sediar o Fórum Mundial da Água de 2018 será uma grande oportunidade para o Brasil reafirmar o papel protagonista no cenário internacional do setor de recursos hídricos e um dos legados para o país será a consolidação desse papel, tanto no cenário regional como global.
Os Correios, por meio da primeira Emissão Filatélica de 2018, registram a realização do 8º Fórum Mundial da Água no Brasil, ansiando que os debates desse encontro resultem em maior conscientização de todos com relação à importância do desenvolvimento e conservação dos recursos hídricos, notadamente no que se refere ao acesso à água potável e ao saneamento.
Ricardo Medeiros de Andrade
Diretor Executivo do 8º Fórum Mundial da Água