LAPEANOS COMEMORAM OS 120 ANOS DO CERCO DA LAPA

O Departamento de Cultura da Lapa enviou convite para a comemoração dos 120 Anos do Cerco da Lapa, uma realização da Prefeitura Municipal e da Camara Municipal da Lapa, bem como do 15º GAC AP, (15° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado).

lapa

Brasões das Entidades

A Lapa é uma das cidades mais antigas do Estado do Paraná, tendo sua origem ligada ao tropeirismo, Tropeiro era o condutor de tropas de muares, da cidade de Viamão até Sorocaba, que abasteciam o ciclo do ouro em Minas Gerais no século XVII. Essa atividade foi responsável pela fundação de inúmeras cidades nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

 

Teve início como povoado no tempo dos tropeiros, por volta de 1731, quando por aqui passavam e faziam pouso os homens responsáveis pelo comércio animal do país, compondo o Caminho das Tropas ou Caminho de Viamão.

O Cerco da Lapa foi um memorável episódio militar que ocorreu durante a Revolução Federalista em 1894, quando a cidade tornou-se arena de um sangrento confronto entre as tropas republicanas, os chamados pica-paus (legalistas), e os maragatos (federalistas), contrários ao sistema presidencialista de governo. Os legalistas resistiram ao cerco por 26 dias, mas sucumbiram pela falta de munição e comida.

 

70-04

 

Imagem de obras mostrando aspectos do Cerco da Lapa. publicada na Gazeta do Povo

A programação é extensa, incluindo, entre outras, atividades culturais e esportivas.

Destaco aquelas que se referem à filatelia.

No dia 5, às 16h00, abertura da 1ª Esposição Filatélica da Lapa, “Selos do Brasil e do Mundo” com o acervo particular do lapeano André Luiz Ferreira dos Santos e presença da Sociedade Filatélica de Curitiba.

No dia 9, às 19h00, lançamento do selo personalizado “120 anos do Cerco da Lapa”, com imagem de obra de Fernando Calderari.

Embora nãoconste da programação oficial, também será mostrada a coleção “Vinda da Família Real para o Brasil”, que relata suas causas e consequëncias para o Brasil de então e de hoje.

Em 9 de fevereiro de 1944 os Correios do Brasil emitiram selo comemorativo dos 50 anos do Cerco da Lapa.

70-05

Selo comemorativo dos 50 anos do Cerco da Lapa

Cumprimento e parabenizo todos os lapeanos por esta iniciativa, em especialç o filatelista André Luiz Ferreira dos Santos.

Clicando na imagem a seguir, acesse a Programação Completa.

70-07

Convite