1ª REUNIÃO FILATÉLICA DE 2014 NA AGÊNCIA FILATÉLICA DE CURITIBA

Neste sábado, 8 de março, aconteceu a 1ª Reunião Filatélica de 2014 em Curitiba, numa realização conjunta da Agência Filatélica de Curitiba e da SOFICUR – Sociedade Filatélica de Curitiba, ocasião em que comemoramos o “Dia do Filatelista Brasileiro”, transcorrido no dia 5 deste mês.

O horário de funcionamento da Agência Filatélica, que fica na Rua Marechal Deodoro, 298, no Centro de Curitiba é, aos sábados, das 9h30 às 13h00, sendo que ao serem abertas as portas já se encontravam alguns convidados esperando pelo início das atividades.

Ao chegarmos, eramos recepcionados pela equipe da Agência Filatélica de Curitiba, a gerente Lucirene e os atendentes Pamella e Felipe, com o calor humano, simpatia e atenção que sempre dispensam a todos os que frequentam aquela Agência.

53-01
Equipe da AF Curitiba: Lucirene, Pamela e Felipe
53-02
Brindes a serem distribuídos aos filatelistas e colecionadores presentes

Como costuma acontecer em todas as reuniões realizadas há vários anos, no primeiro sábado e na terceira quarta-feira de cada mês, foi muito movimentada a atividade de troca e procura de material filatélico, iniciando-se com a disponibilização de vários classificadores com selos do Brasil e Universais, doados por associados da SOFICUR e comerciantes do ramo. Muitos dos colecionadores trazem seu material para troca, o que resulta numa movimentada atividade de procura e apreciação das peças que interessam a cada um.

53-03
Os primeiros a chegar, aguardam a disponibilização do material para doação e troca
53-05
Inicio das atividades filatélicas
53-06a
Outro registro das atividades filatélicas
53-08
Mais um registro das atividades desenvolvidas

Devido à inclusão da solenidade de comemoração do Dia do Filatelista Brasileiro, foi preparada uma mesa de apetitosos salgadinhos, doces, sucos e café. Como neste dia é celebrado o Dia Internacional da Mulher, aquelas presentes ao encontro ganharam uma pequena lembrança oferecida pela Diretoria da SOFICUR.

Após breves palavras proferidas pela gerente da AF e pelos filatelistas, Omar e Raul, todos os presentes naquele momento se agruparam para uma foto-registro do evento.

53-09
Filatelistas presentes na reunião

Após, foi realizado um sorteio de presentes – material filatélico, principalmente, doado pela SOFICUR, por comerciantes filatélicos de Curitiba, com destaque para o senhor Lindolfo PIres, e pelos Correios – coordenado pela Gerente da AF Curitiba.

53-1053-1153-1253-13 (1)53-1453-15
Registro da entrega de lembranças aos participantes

Pela fisionomia dos participantes, pode-se verificar o clima de alegria e confraternização que permeou toda a reunião. Esse clima é o que procuramos atingir com a divulgação do prazer e senso de realização que a prática da filatelia pode trazer.

Após o sorteio, foram entregues a todos as sacolas de lembranças preparadas pela AF Curitiba. Junto, uma nota da Diretoria da SOFICUR que, por sua pertinência, transcrevemos:

———————————————————

Amigos, em um site denominado “Que Dia é Hoje”, dedicado a informar quais as efemérides que são comemoradas a cada dia em nosso País, encontramos a informação transcrita a seguir, sobre o dia 5 de março, quando se comemora o Dia do Filatelista:

“Chamamos Filatelia ao conjunto de selos, carimbos, franquias mecânicas, folhas comemorativas, etc, que permitam observarmos a evolução, desenvolvimento e usos dos correios.”

“Os interessados neste estudo, assim como seus colecionadores, são conhecidos como Filatelistas.”

“Para que se considere um filatelista, não basta que possua uma enormidade de selos, indistintamente, sem método, sem ordem, sem nexo. Este é apenas um juntador de selos.”

O filatelista é alguém que coleciona selos, isto é, coloca-os em ordem, separa-os por época ou país, variedade ou tema, ou qualquer outro critério por ele escolhido.”

Contudo, nós da SOFICUR, entendemos que para que alguém se torne filatelista, precisa antes iniciar sua coleção.

E isso deriva de um processo de acumulação que, na maioria dos casos, significa juntar selos de todos os tipos, sem preocupação de País, tema ou assunto.

Logo em seguida, o colecionador iniciante começa a se interessar por algum tipo específico de selo, seja País ou tema, e aí surge o embrião do Filatelista, que bem cuidado e orientado, acaba se tornando numa bela coleção.

Por isso, a Diretoria da SOFICUR vem desenvolvendo esforços, em conjunto com a Agência Filatélica de Curitiba, para, através de nossas reuniões mensais realizadas nesta agência no primeiro sábado de cada mês, ajudar a criar essa cultura da Filatelia na mente de todos que nos prestigiam com a presença e o entusiasmo.

Fazemos isso, com muito prazer e dedicação, na esperança de ajudarmos a criar novos filatelistas que passem a fazer parte de nosso quadro de associados, frequentando, também, as reuniões que realizamos em nossa sede social, onde encontrarão informações preciosas.

Feliz Dia do Filatelista para todos nós.

A Diretoria da SOFICUR.

———————————————————

Mais uma vez, aproveito a oportunidade para agradecer a todos os esforços dispendidos para que nossa iniciativa alcance o sucesso esperado.

 

8 de março de 2014

João Alberto Correia da Silva