Umbanda – Sincretismo Religioso Brasileiro

13 de maio de 201409-selo

9 – Umbanda – Sincretismo Religioso Brasileiro
(Emissão especial)

09-carimbo

9 – Umbanda – Sincretismo Religioso Brasileiro
(Emissão especial)
Carimbo comemorativo de 1º dia de circulação
Imagem provisória
SOBRE O SELO

O selo, sobre um fundo vermelho, focaliza a imagem do fundador da Umbanda, Zélio Fernandino de Araújo, representado por uma pintura, de autoria do artista Claudio Gianfardoni. Para a representação dos fundamentos da Umbanda, o selo destaca, também, dois atabaques, instrumento musical utilizado na prática dos rituais de Umbanda e o símbolo oficial dessa religião, reforçando a sua abrangência nacional. Na parte inferior do selo, encontra-se uma faixa verde sobre a qual se lê o título da emissão: “Umbanda – Sincretismo Religioso Brasileiro”, em letras amarelas, conjunto que nos reporta à brasilidade da Umbanda e à sua presença em todo o País. A técnica utilizada foi desenho digital.

DETALHES TÉCNICOS

Edital nº 9 Artista: Lidia M. H. Neiva Pintura: Cláudio Gianfardoni Processo de Impressão: Ofsete Folha: 30 selos Papel: Cuchê gomado Valor facial: 1º Porte Carta Comercial Tiragem: 600.000 selos Área de desenho: 40mm x 30mm Dimensões do selo: 40mm x 30mm Picotagem: 11,5 x 12 Data de emissão: 13/5/2014 Locais de lançamento: Brasília/DF, Salvador/BA, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP Impressão: Casa da Moeda do Brasil Prazo de comercialização pela ECT: até 31 de dezembro de 2017 (este prazo não será considerado quando o selo/bloco for comercializado como parte integrante das coleções anuais, cartelas temáticas ou quando destinado para fins de elaboração de material promocional). Versão: Departamento de Filatelia e Produtos/ECT..

————————————————————–
Texto descritivo do Edital
Umbanda – Sincretismo Religioso Brasileiro

Zélio Fernandino de Moraes é considerado por milhões de brasileiros o Pai da Umbanda. Única religião nascida em território brasileiro, tendo como elementos os valores e tradições do nosso povo, formado por brancos, negros africanos, europeus e nativos que aqui viviam quando da chegada dos colonizadores.

Conta sua história que, em 1908, apenas um adolescente, Zélio, manifestado por um espírito, foi levado por seu pai a uma mesa kardecista, onde constatou que a maioria das entidades espirituais ali manifestadas era constituída por brancos educados, figuras notáveis ou, ainda, aqueles que, em vida, pertenceram aos segmentos superiores da sociedade de então. Discordando desse conceito, a entidade indagou aos presentes porque não poderiam se manifestar nessas sessões aqueles que, em vida, foram pessoas simples e ex-escravos negros (base do povo brasileiro): Não seriam estes filhos do mesmo Deus? Não teriam o mesmo direito de se manifestar?

Assim, anunciou nessa mesma ocasião que, no dia seguinte, em sua casa, em São Gonçalo das Neves/RJ, haveria uma mesa posta para todo espírito que quisesse se manifestar, independentemente do que havia sido em vida, afirmando: com os espíritos evoluídos e sábios aprenderemos, aos atrasados ensinaremos e a nenhum negaremos uma oportunidade de comunicação. Zélio assumiu de tal forma essa manifestação, que dedicou sua vida à luta contra a discriminação racial e a todas as formas de intolerância.

Abnegado, quando encontrava uma pessoa caída na rua, a levava à sua própria casa, tratando-a como se fosse um irmão ou um filho. Cuidava de suas enfermidades, sempre minimizando seus sofrimentos e criando condições para que voltasse a ter o respeito da sociedade.

Sincero, desinteressado e altruísta, Zélio foi o exemplo que fez crescer no Brasil a Umbanda, forma singela de espiritismo, totalmente dedicada às carências de nossa gente.

A semente plantada em 15 de novembro de 1908 abriga hoje milhões de seguidores. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos por meio desta emissão, ressalta a importância da Umbanda, uma religião verdadeiramente sincrética no contexto sociocultural.

Ronaldo Antonio Linares
Decano, sacerdote umbandista
————————————————————–
Veja a íntegra do Edital (Arquivo .pdf)

09-edital

Edital 9 – 2014
Umbanda – Sincretismo Religioso Brasileiro
(Emissão especial)
————————————————————–
Alguns dos temas ilustrados pelas peças

Religião, simbolos, personalidades, música, instrumentos musicais, fauna.

————————————————————–
Peças Filatélicas

Serão preparadas peças filatélicas com base no selo, no carimbo, em envelopes e cartões-postais.

————————————————————–
Próxima Série: Clique no título.