Nova Marca dos Correios

6 de maio de 2014

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8 – Nova Marca dos Correios
(Emissão especial)

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8 – Nova Marca dos Correios
(Emissão especial)
Carimbo comemorativo de 1º dia de circulação
SOBRE O SELO

A arte é uma composição gráfica da nova marca dos Correios, ao centro, sobre um fundo branco e uma composição de prismas na parte superior e inferior utilizando-se das cores institucionais, destacando a limpeza das novas formas, tanto do símbolo quanto do logotipo. Os prismas localizados fazem parte da nova identidade, trabalhando junto com a Marca para passar a ideia de solidez, confiança, organização, leveza e inovação ao público. Técnica utilizada: Desenho vetorial a partir dos elementos que compõem a nova identidade visual e a nova marca, frutos do projeto de branding.

DETALHES TÉCNICOS

Edital nº 8 Artista: ZINK GCR – DECOE Processo de Impressão: Ofsete Folha: 30 selos Papel: Cuchê gomado Valor facial: 1º \porte Carta Comercial Tiragem: 1.500.000 selos Área de desenho: 35mm x 25mm Dimensões do selo: 40mm x 30mm Picotagem: 11,5 x 12 Data de emissão: 6/5/2014 Local de lançamento: Brasília/DF Impressão: Casa da Moeda do Brasil Prazo de comercialização pela ECT: até 31 de dezembro de 2017 (este prazo não será considerado quando o selo/ bloco for comercializado como parte integrante das coleções anuais, cartelas temáticas ou quando destinado para fins de elaboração de material promocional).

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Texto descritivo do Edital
Nova Marca dos Correios

Por meio de sua marca uma empresa se comunica com o seu público e alcança projeção no mercado onde atua. As organizações têm uma enorme responsabilidade com esse patrimônio, que as representam em todos os contextos, dando-lhes personalidade jurídica e representatividade frente aos seus clientes e à sociedade.

A primeira identidade visual da marca dos Correios foi criada em 1970, por meio de concurso público. Baseado no envelope comum aéreo com bordas em desenhos geométricos verdes e amarelos, o símbolo selecionado com paralelogramos em formato de duas setas opostas transmitia dinamismo, difusão e movimento, reforçando a ideia de celeridade e comprometimento dos Correios com a comunicação entre as pessoas e, dessa forma, com o desenvolvimento nacional.

Essa marca foi utilizada por 20 anos. Na revitalização, ocorrida em 1991, o símbolo foi mantido, ao qual se adicionou o logotipo CORREIOS, ficando a assinatura visual dentro de um box, com a composição nas cores amarelo, azul e branco.

Na chegada ao século 21, marcado por inovações tecnológicas que impactam a vida das pessoas, moldam o mundo dos negócios e, em especial, as atividades postais, os Correios estão se modernizando para se adaptar a esse novo tempo. Como consequência disso, identificou-se a necessidade de revitalizar novamente a sua marca, a fim de refletir a sua nova dinâmica, e reforçar a comunicação de uma empresa mais moderna, mais próxima e que está permanentemente conectada com as necessidades das pessoas e das instituições no Brasil e no mundo.

Neste cenário, o redesenho da identidade visual da marca dos Correios é uma evolução natural da empresa, que esteve sempre se renovando ao longo de sua história de mais de 350 anos.

Neste desafio de redesenho de uma das marcas mais tradicionais e admiradas no país, que detém alto nível de confiança dos brasileiros, foi contratada uma empresa especializada em branding. Quatro pontos fundamentais guiaram o redesenho da nova assinatura visual:
1. Manutenção das cores amarela e azul, pois são os elementos da identidade visual mais fortemente reconhecidos pelas pessoas.
2. O segmento de negócios da empresa tem a conexão como base, de forma que foi necessário acrescentar o atributo de proximidade ao desenho.
3. O símbolo já sugeria movimento na percepção das pessoas, mas ainda era tímido, preso dentro do box que continha a assinatura visual. Foi necessário potencializar este movimento para demonstrar o dinamismo da marca.
4. Para gerar uma marca próxima das pessoas, uma das primeiras ideias foi suavizar a imposição da logotipia que era toda em caixa alta.

A construção do novo logotipo (nome da marca) manteve o raciocínio construtivo do anterior, e adicionou características contemporâneas. Desta forma, o lettering foi construído de maneira modular, tomando a letra “o” como referência para a construção dos tipos. O redesenho em caixa baixa apenas com a inicial maiúscula, simboliza uma assinatura pessoal, menos impositiva, tornando-a mais próxima e amigável.

O novo símbolo nasceu de dentro do atual. As setas, cada uma apontando em uma direção estiveram sempre contidas na marca, e simbolizam a poderosa capacidade dos Correios de ir e vir, de circular, de conectar, de andar por todos os caminhos para realizar sua missão. Os ângulos em que o novo símbolo foi construído também fazem menção ao anterior, mostrando o respeito ao reconhecimento que esta forma possui. O símbolo também mostra a flexibilidade que a marca tem de atender a diferentes segmentos da população e portes de empresa.

A nova assinatura visual (composição do símbolo e logotipo) ficou clara e legível. Simboliza confiança, solidez, proximidade, inovação e flexibilidade.

Ela é aplicada diretamente sobre fundo branco, o que valoriza as cores institucionais e a torna mais livre para novas composições de arquitetura de marca, tão necessárias ao novo momento da Empresa.

Por meio desta emissão, os Correios registram a importância histórica do lançamento de sua nova identidade visual, com a qual pretendem se posicionar como uma empresa de classe mundial.

WAGNER PINHEIRO DE OLIVEIRA
Presidente dos Correios
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Veja a íntegra do Edital (Arquivo .pdf)

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Edital 8 – 2014
Nova Marca dos Correios
(Emissão especial)
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Alguns dos temas ilustrados pelas peças

Correios, marcas, símbolos, campanhas institucionais, propaganda.

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Peças Filatélicas

Serão preparadas peças filatélicas com base no selo, no carimbo, em envelopes e cartões-postais.

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