Série Relações Diplomáticas: Brasil – Filipinas

8 de junho de 2014

13-selo01
13 -Série Relações Diplomáticas: Brasil – Filipinas
(Emissão especial)
Imagem provisória
13-selo02

13 -Série Relações Diplomáticas: Brasil – Filipinas
(Emissão especial)
Imagem provisória

13-carimbo
13 -Série Relações Diplomáticas: Brasil – Filipinas
(Emissão especial)
Carimbo comemorativo de 1º dia de circulação
Imagem provisória
SOBRE OS SELOS

Os selos retratam aves ameaçadas de extinção nas Filipinas, representada pela Águia Filipina, e no Brasil, pela Águia Cinzenta, por meio das ilustrações dos corpos inteiros e dos detalhes das cabeças das águias. A Águia Filipina é a mais conhecida espécie de ave existente unicamente nas Filipinas. Já a Águia Cinzenta é considerada um gavião de grande porte da fauna brasileira. Os nomes das espécies foram impressos em microletras. Foram utilizadas as técnicas de computação gráfica e fotografia.

DETALHES TÉCNICOS

Edital nº 13 Fotos: Brasil: Willian Menq Filipinas: Ryan Capati Arengo Arte-finalização: Daniel Effi – Correios Processo de Impressão: Ofsete Folha: 30 selos Papel: Cuchê gomado Valor facial: R$2,90 cada selo Tiragem: 600.000 selos Área de desenho: 21mm x 39mm Dimensões do selo: 26mm x 44mm Picotagem: 11,5 x 11 Data de emissão: 10/6/2014 Local de lançamento: Brasília/DF Impressão: Casa da Moeda do Brasil Prazo de comercialização pela ECT: até 31 de dezembro de 2017 (este prazo não será considerado quando o selo/ bloco for comercializado como parte integrante das coleções anuais, cartelas temáticas ou quando destinado para fins de elaboração de material promocional).

————————————————————–
Texto descritivo do Edital
Série relações Diplomáticas: Brasil – Filipinas

As Filipinas, oficialmente República das Filipinas, são um grupo de 7.107 ilhas localizadas no Sudeste da Ásia (leste do Vietnã e norte de Bornéu), com cerca de 105 milhões de habitantes. A sede do governo, um sistema presidencial democrático, fica na cidade de Manila, em Luzon, que abriga cerca de metade de toda a população. Os filipinos são de descendência malaia com uma pitada de sangue chinês, espanhol, americano e árabe.

A nação filipina é predominantemente cristã com um percentual de 83% de católicos. Aproximadamente 5% são muçulmanos e 12% são budistas ou de denominações cristãs menores.

As Filipinas têm duas línguas oficiais: filipino e inglês.

Os principais produtos e serviços das Filipinas são:

• Agricultura: arroz, produtos de coco, açúcar, milho, carne de porco, banana, abacaxi, produtos de aquacultura (peixe, camarão e outros mariscos), manga, ovos;

• Industriais: maquinários, semicondutores, vestuário, calçados, produtos farmacêuticos, produtos químicos, produtos de madeira, processamento de alimentos, produtos de petróleo;

• Serviços: terceirização de processos de negócios (BPO), turismo.

As Filipinas são um tesouro de biodiversidade. Acredita-se que abrigue mais variedade de vida na terra por hectare do que qualquer outro país do mundo, acolhendo 70-80% da biodiversidade global. Mesmo assim, está altamente vulnerável e ameaçado.

Como um paraíso de biodiversidade, os ecossistemas terrestres do país são o lar de muitas das melhores e mais raras espécies de vida selvagem. Têm mais de 52.177 espécies identificadas, metade das quais são endêmicas.

Assim como o Brasil, as Filipinas estão na lista do Conservation International entre os 17 países mega-diversos ou extremamente biodiversos. O arquipélago tem a maior concentração de diversidade de mamíferos terrestres do mundo e a maior concentração de mamíferos endêmicos, com um total de 174 espécies. Além disso, ocupa a quarta posição no endemismo de pássaros.

O país abriga o Centro da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) para a Biodiversidade (ACB), que é um centro regional intergovernamental de excelência, que facilita a cooperação e coordenação entre os membros da ASEAN com relevantes governos nacionais e organizações regionais e internacionais, sobre a conservação sustentável e utilização da diversidade biológica, guiada por uma partilha justa e equitativa dos benefícios decorrentes do uso de tal biodiversidade.

Tendo isso em vista, os Correios do Brasil, em sua Série Relações Diplomáticas: Brasil-Filipinas, focalizam em selos postais duas aves de grande importância para a biodiversidade dos países, bem como chama a atenção para a preservação dessas espécies, atualmente ameaçadas de extinção: a águia filipina (Pithecophaga jefferyi) e a águia cinzenta(Urubitinga coronata).

A águia filipina (Pithecophaga jefferyi) é a mais conhecida espécie de ave existente unicamente nas Filipinas, e, por isso, é o pássaro nacional. Também chamada de “Haribon” (“Haring Ibon” ou pássaro rei), é considerada a maior dentre as águias que existem no mundo, em termos de comprimento, e uma das mais raras aves de rapina. Com plumagem marrom e branca e uma crista desgrenhada castanho claro, a águia filipina mede de 86 a 102 centímetros, e pesa de 5 a 8 quilos, em média. A ave adulta com as asas abertas mede de 184 a 220 centímetros e pode mergulhar para capturar a sua presa a velocidades superiores a 100 quilômetros por hora. A cara é de cor escura, com olhos cinza aço e um grande bico cinza escuro. Os pés são amarelos, com garras extremamente grandes.

Já a águia cinzenta (Urubitinga coronata) é considerada um gavião de grande porte, de característica crepuscular, podendo atingir o peso de 3 kg e 85 cm de comprimento. Sua principal fonte de alimento são animais de médio porte e carniça. O período de reprodução dessa ave no Cerrado é entre julho e novembro, quando utiliza árvores altas para a construção de um ninho para somente um ovo. Os casais, normalmente, permanecem juntos durante todo o ano. É uma espécie que prefere áreas abertas.

Com essa emissão, Brasil e Filipinas ratificam, por meio da Filatelia, o propósito de defender e preservar o meio ambiente, ao mesmo tempo em que ressaltam as boas relações e os laços de amizade e de cooperação que unem os dois países.

EVA G. BETITA
Embaixadora da República das Filipinas
————————————————————–
Veja a íntegra do Edital (Arquivo .pdf provisório)
13-edital
Edital 13 – 2014
Série Relações Diplomáticas: Brasil – Filipinas
(Emissão especial)
————————————————————–
Alguns dos temas ilustrados pelas peças

Fauna, aves, aves-de-rapina, águias, relações diplomáticas..

————————————————————–
Peças Filatélicas

Serão preparadas peças filatélicas com base nos selos, no carimbo, em envelopes e cartões-postais.