CORREIOS DO PARANÁ LANÇAM, EM CURITIBA, PROJETO PILOTO DE UTILIZAÇÃO DE CARRO ELÉTRICO NAS ENTREGAS DE CORRESPONDÊNCIA

Aconteceu neste dia, 3 de julho de 2014, o lançamento do projeto piloto da utilização de carro com motor 100% elétrico nos serviços de entrega de correspondência pelos Correios.

A cerimônia, para a qual fui convidado na condição de Presidente da Sociedade Filatélica de Curitiba – SOFICUR, foi realizada no Hall anexo ao Auditório “Carteiro Oswaldo Teixeira”, no prédio sede da Diretoria Regional do Paraná, na Rua João Negrão, 1251, em Curitiba, e contou com a presença do Diretor Regional dos Correios no Paraná, Areovaldo Figueiredo, autoridades convidadas, empregados daquela empresa pública e pessoas interessadas no tema, com foco na implantação de medidas que visam a preservarção do meio-ambiente.

Dando início ao evento, o Mestre do Cerimonial, Marlon Zacarias, convocou para realização do descerramento do veículo elétrico que foi entregue em comodato pela Renault do Brasil, o Diretor Regional dos Correios no Paraná, o Presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Paulo Salamuni, a Vice-Prefeita de Curitiba, Miriam Gonçalves, o Diretor Técnico de Veículos Elétricos da Renault da América Latina, Carlos Santos, o Chefe do Departamento de Encaminhamento e Administração da Forta dos Correios, Aluísio Paiva e o carteiro-motorizado Fábio Bueno de Oliveira.

Logo em seguida, o Senhor Carlos Santos proferiu breve discurso sobre a iniciativa de cooperação entre as duas entidades, e sobre os resultados que o projeto piloto trará, possibilitando o acompanhamento e testes do desempenho do veículo. A seguir o Presidente da Camará Municipal e a Vice Prefeita de Curitiba, também falaram sobre o tema. O Diretor Regional dos Correios encerrou as palestras com claro e bem fundamentado improviso sobre os benefícios e projeção que esta iniciativa poderá trazer para os Correios e para a população de Curitiba.

57-01

Registro do momento em que o Presidente da Câmara Municipal de Curitiba discursava.

Aconteceu, então, o descerramento do veículo e a entrega simbólica de sua chave ao Diretor Regional dos Correios, que a entregou em seguida ao carteiro-motorizado, Fábio Bueno de Oliveira.

57-02

A chave do veículo é entregue ao carteiro-motorizado Fábio Bueno de Oliveira pelo Diretor dos Correios, Areovaldo Figueiredo, observados pela Vice-Prefeita de Curitiba, Miriam Gonçalves

Após rápido carregamento de energia, a título de demonstração, o Fábio assumiu a direção do veículo e, tendo a seu lado o Diretor, deu breve volta pelo ambiente. De se destacar, além do visual moderno e elegante do carro, o absoluto silêncio com que funciona, mesmo em ambiente fechado.

57-12

Alguns momentos do “trajeto” do veículo “100% elétrico” durante a demonstração

Encerrada a cerimônia, muitos dos presentes, inclusive eu, fizeram questão se serem fotografados junto ao veículo

 

57-10

Lucirene Ribas, Gerente da Agência Filatélica Curitiba

57-11

João Alberto Correia da Silva, Presidente da SOFICUR

Meus parabéns ao corpo funcional dos Correios no Paraná pela concretização desta realização em prol da preservação do meio-ambiente e da modernização de sua frota.

3 de julho de 2014

João Alberto Correia da Silva