12 – Brasília Patrimônio Mundial
(Emissão Postal Especial)

12 – Brasília Patrimônio Mundial
(Emissão Postal Especial)
Carimbo comemorativo de 1º dia de circulação
————————————————————–
SOBRE A MINIFOLHA
A minifolha com dez selos, dispostos em duas colunas, apresenta imagens que compõem a paisagem urbana de Brasília, que remetem à sua história e lhe dão identidade própria, tanto como capital da República como Patrimônio Mundial, ao mesmo tempo que a diferenciam de outras urbes por suas peculiaridades. Estão retratados o “foguetinho” do Parque da Cidade D. Sarah Kubitschek, o Museu Nacional de Brasília, com suas linhas futurísticas, os vitrais exclusivos do Santuário Dom Bosco, o Obelisco Militar de Brasília, na entrada do Quartel General do Exército Brasileiro, a Fonte Luminosa em frente à Torre de TV, a praça do Cruzeiro, marco de fé da fundação da Capital, o histórico Hotel Brasília Palace, o primeiro da cidade, o Estádio Nacional Mané Garrincha, as alças de acesso às superquadras, carinhosamente chamadas de “Tesourinhas” e os “Cobogós”, característicos dos primeiros edifícios residenciais. A minifolha apresenta ao fundo a imagem de um pôr do sol, no Eixo Monumental, tendo à esquerda a silhueta do Monumento JK e à direta o logotipo dos 30 anos do título da UNESCO, Patrimônio Cultural da Humanidade. Na margem inferior da folha, os logos da Exposição Brasileira – BRAPEX 2017, Exposição Internacional – Brasília 2017 e da Exposição de Multicolecionismo – Colecionar 2017. Na criação da arte foram utilizadas fotografias e computação gráfica.
DETALHES TÉCNICOS
Edital nº 12 Fotos: Lula Lopes Processo de Impressão: ofsete Papel: cuchê gomado Minifolha com 6 selos Dimensão da minifolha: 210mm x 148mm Valor facial: R$2,00 cada selo Tiragem: 30.000 minifolhas Área de desenho: 40mm x 30mm Dimensão do selo: 40mm x 30mm Picotagem: 11,5 x 12 Data de emissão: 24/10/2017 Local de lançamento: Brasília/DF Impressão: Casa da Moeda do Brasil Item filatélico: envelope de 1º Dia de Circulação
————————————————————–
Texto descritivo do Edital
Brasília – A primeira cidade moderna e a mais
nova a ser declarada Patrimônio Mundial da
Humanidade
Brasília é uma cidade que surpreende. E desde que nasceu, em 21 de abril de 1960. Com apenas 27 anos de vida, por exemplo, recebeu, da UNESCO, o título de Patrimônio Mundial da Humanidade. É a mais nova e a primeira cidade moderna a receber esse título.
Idealizada por Juscelino Kubitschek, Brasília é uma obra-prima da arquitetura moderna. Sua concepção é fruto da genialidade do urbanista Lúcio Costa e do arquiteto Oscar Niemeyer. E tem mais, a nossa cidade é repleta de obras de artistas como Athos Bulcão, Burle Marx, Alfredo Ceschiatti, Marianne Peretti, Bruno Giorgio, entre outros, mais atuais, como Darlan Rosa e Ralfe Braga, que fazem daqui um lugar sem igual no mundo.
E em 2017, o feito histórico de ser considerada Patrimônio Mundial da Humanidade está completando 30 anos. Isso é, por si só, motivo para se comemorar. E nada melhor que essa parceria com os Correios e a Exposição Colecionar 2017 para eternizar esta data, registrada nesses 10 selos.
Com esses selos postais, cada carta vai levar a beleza de nossa cidade para os quatro cantos do Brasil. Aliás, do Brasil apenas não. A gente deseja que eles sejam enviados para os cinco continentes.
E que essas imagens, com as linhas, as curvas e, claro, o famoso céu de Brasília, sejam um convite para as pessoas do mundo inteiro conhecerem uma das cidades mais surpreendentes da história.
Venha você também se surpreender com Brasília!